Perguntas e Respostas Cursos Pós-Graduação MEC da Faculdade Iguaçu

Cursos de Pós-Graduação reconhecidos pelo MEC

O que é uma pós-graduação? – Uma pós-graduação lato sensu, é o curso realizado por pessoas que já é portadora de um diploma do Ensino Superior do MEC, sendo eles (BACHAREL, LICENCIATURA OU TECNÓLOGO), que tem como caráter principal o estudo continuado para transformar o aluno em um especialista na área.

Especialização — Uma das pós-graduações deve conter no mínimo uma carga horária mínima de 360 horas sendo uma exigência do MEC, e, ajuda a aprofundar os conhecimentos e as habilidades sobre uma área de atuação específica, tornando -se especialista no assunto.

Master of Business Administration (MBA) — Assemelha-se com a especialização, porém, é voltado para o segmento dos Negócios; é um grau acadêmico voltado para a visão administrativa e de negócios. Ou seja, essa especialização é mais voltada para os profissionais que querem ser gestores ou mesmo líderes e executivos.

Diferença de MBA e PÓS-GRADUAÇÃO: A diferença é o foco do grau acadêmico. Enquanto o MBA é voltado à formação empresarial e executiva, a pós-graduação é uma formação destinada à especialização em determinada área. Sendo assim, cada tipo costuma atrair um público distintos.

Certificado X Diploma: Para os cursos de pós-graduação lato sensu o aluno recebe certificado de conclusão. Em geral, não há diferença na validade e reconhecimento entre os dois documentos. O diploma é algo mais acadêmico, devido a sua carga horária e especificidades técnicas e teóricas. Já o certificado de conclusão é mais prático e voltado para o mercado de trabalho e meio profissional. Ele comprova igualmente o seu curso de pós-graduação, a única diferença é o tipo de formação.

O que é curso sequencial? Eles podem ser aceitos para pós-graduação? O curso sequencial é um curso superior reconhecido pelo MEC, porém sem caráter de graduação, que busca uma formação específica em um determinado “campo do saber” e não em “uma área de conhecimento e suas habilitações”, No entanto, o profissional não fica capacitado para ingressar numa Pós-Graduação.

Como funcionam os cursos de Pós-graduação da nossa Faculdade Parceira?
RECONHECIMENTO E CREDENCIAMENTO NO MEC:
Todos os cursos da Faculdade Parceira são reconhecidos e credenciados pelo MEC em todo território nacional, possuindo um certificado altamente valorizado com nota 4 de excelência através da PORTARIA Nº 1.640.
Segue link para consulta no E-MEC:
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzIzMg==

DURAÇÃO DOS CURSOS:
Os cursos em geral de pós-graduação tem a duração mínima de 04 (quatro) meses e o máximo de 18 (dezoito) meses.
A pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho deve ter duração mínima de 06 (seis) meses e máxima de 18 (dezoito) meses.

!OBSERVAÇÃO! Para os alunos que realizarem a matrícula, mas, estão cursando a graduação ainda, a duração do curso contará a partir da data de colação de grau, independente da data de matrícula. (lembrando que o aluno só pode começar uma pós-graduação na Faculdade Parceira faltando 12 meses para a sua colação de grau).

– Cursos de Pós-Graduação (MEC) sem mensalidade. Cursos com valor único.

CERTIFICADO:
O certificado estará disponível para o aluno em até 72h, após solicitação via protocolo para o setor de documentos, de forma digitalizada, será enviado no e-mail do aluno.

SOBRE A DIDÁTICA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO:
Os nossos cursos de Pós Graduação são todos em modalidade de ensino à distância, 100% online EaD, não sendo necessário que o aluno vá ao nosso polo.
O aluno terá todo o suporte pedagógico online, os tutores poderão ser acionados via WhatsApp ou Portal do Aluno. O acesso ao Portal será por login e senha.

!OBSERVAÇÃO! É de responsabilidade do aluno, a escolha da especialização que deseja cursar, bem como, verificar se a pós-graduação escolhida atende a sua finalidade profissional/acadêmica. O aluno que iniciar um curso diferente da área de sua graduação, fica ciente que o certificado da especialização será somente a título de conhecimento.
AVALIAÇÕES:
O número de avaliações é de acordo com a quantidade de disciplinas do curso: 1 avaliação por disciplina com 10 questões de múltipla escolha.
As avaliações estarão disponíveis no AVA ou no APP, não tendo data específica para realização. Nota mínima para aprovação é de 70 pontos, sendo a nota máxima de 100 pontos.

SOBRE O TCC:
O nosso TCC é opcional de acordo com a resolução do MEC CNE/CES 01, de 6 de abril de 2018.
Contudo, se o objetivo do aluno é prestar concurso público, currículo lattes, dentre outras finalidades acadêmicas ou profissionais, orientamos a realização do TCC, visto que em algumas bancas é exigido no histórico a nota do mesmo para pontuação na prova de títulos. Assim, é de responsabilidade do aluno verificar junto ao setor pedagógico se no seu curso é obrigatória a disciplina de TCC.

Para realizar o TCC ou solicitar a dispensa, é necessário que o aluno tenha cumprido 90% do tempo mínimo de permanência no curso, ter sido aprovado em todas as demais disciplinas, ter enviado a documentação pessoal e assinado o contrato e por último, que tenha realizado o pagamento do curso de pós-graduação.

O TCC deve ser feito em forma de ARTIGO CIENTÍFICO com mínimo 20 páginas ou MONOGRAFIA de no mínimo 32 páginas, dispensando a apresentação. Para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a nota mínima para aprovação será de 70 pontos, e a nota máxima 100 pontos.

DOCUMENTAÇÃO e CONCLUSÃO DE CURSO:
Após a conclusão do curso, ou do período máximo de duração, o aluno perderá o acesso ao curso e ao material disponibilizado na plataforma. Para obter o certificado do curso o aluno deverá observar e cumprir todos os requisitos. O aluno deverá assinar o contrato de prestação de serviços e anexar em seu Portal AVA os seguintes documentos:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia do RG (frente e verso);
  • Comprovante de endereço atual;
  • Diploma e histórico da Graduação;
  • OBSERVAÇÃO! Em casos de alunos com diploma estrangeiro, é de responsabilidade do aluno a sua tradução e validação no Brasil, nos termos do art. 48, § 2º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996.
    Cumpridas as condições estabelecidas acima, o respectivo Certificado será emitido.

Segue abaixo o modelo de certificado do curso de PÓS-GRADUAÇÃO Reconhecido pelo MEC da Faculdade Parceira:

Consulta Faculdade MEC - ETSB

PARA ACESSAR OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO RECONHECIDOS PELO MEC CLICK AQUI

Carrinho de compras
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo(a)?